Todos os dias produzimos entre um litro e um litro e meio de muco (famoso catarro). A maioria dele desce naturalmente pela garganta. Apesar de ser mais evidente nas vias respiratórias superiores, como a região nasal e das fossas nasais, o muco não é produzido apenas aqui. Todo o tecido pulmonar o produz, assim como outros tecidos a que damos o nome de mucosas: a superfície da boca, do esôfago, do estômago, dos intestinos, assim como o sistema urogenital.
O catarro normal e saudável geralmente tem uma consistência mais líquida e, por isso, é facilmente reabsorvido pelo organismo e não dificulta a respiração. Durante uma infecção viral, o revestimento das células respiratórias é danificado, provocando o excesso de produção de muco. O que é seguido pela chegada de células brancas do sangue – células de defesa, que são responsáveis por limpar os detritos celulares.
O resfriado comum é a causa mais generalizada das infecções respiratórias, e é sempre causado por vírus – especialmente pelo rinovírus. Logo, em um caso típico, a infecção se inicia com uma irritação nas vias nasais, que logo progride para a produção excessiva de muco e o consequente faz o “nariz ficar escorrendo”. Ao longo dos dias, esse muco se torna cada vez mais espesso, ficando amarelo ou verde à medida que os neutrófilos – células que ajudam a combater infecções – aparecem. A defesa feita pelos neutrófilos nas vias aéreas, produzem uma proteína verde que é dissolvida no catarro, sendo que a cor varia de acordo com a quantidade da proteína.
No entanto, essa cor amarelada/esverdiada é apenas uma parte natural de todo o processo da infecção e mostra que o sistema imunológico está em pleno funcionamento para combater a doença e impedir que as bactérias prevaleçam.Para eliminar o catarro espesso é muito importante beber cerca de 2 litros de água por dia e fazer nebulizações com soro fisiológico, porque ajuda a fluidificar as secreções e facilita a sua eliminação. Além disso, existem alguns remédios caseiros com propriedades expectorantes que ajudam na eliminação do catarro, e podem ser considerados. Caso não haja melhoras, consulte seu pediatra!!!